O Presidente do Senado Federal Rodrigo Pacheco, condenou a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que comparou a ação de Israel com o Holocausto Nazista, mas acabou sendo advertido pelo senador Omar Aziz.
De acordo com o presidente Pacheco, o governo brasileiro é mundialmente conhecido por sua diplomacia moderada e que deveríamos demonstrar influência e contribuição para a pacificação do conflito de modo equilibrado, ao se referir as falas do presidente Lula.
“Estamos certos de que essa fala equivocada não representa o verdadeiro propósito do presidente Lula, que é um líder global conhecido por estabelecer diálogos e pontes entre as nações, motivo pelo qual entendemos que uma retratação dessa fala seria adequada, pois o foco das lideranças mundiais deve estar na resolução do conflito entre Israel e Palestina”, disse Pacheco.
Descendente de palestinos, o senador Omar Aziz repreendeu Rodrigo Pacheco e pediu para que ele não se confundisse o governo Israelita com o povo Judeu.
“Não tem o que se comparar com o nazismo, é verdade. Mas o presidente Lula nunca abraçou uma deputada nazista. Fazer uma reprimenda ao presidente Lula? Aí não dá!”, registrou Aziz, que prometeu retomar o assunto em futuros pronunciamentos.
Veja o discurso do senador:
