São Paulo – Em meio à escalada de violência no litoral paulista, a prefeitura de São Vicente decidiu adiar os blocos e desfiles do Carnaval 2024. Os conflitos na Baixada Santista já deixaram 14 civis e três policiais militares mortos.
A decisão de adiar o Carnaval de São Vicente foi publicada no Boletim Oficial do Município (BOM) nesta sexta-feira (9/2) para preservar a “integridade dos foliões e organizadores de blocos”.
À tarde, um funcionário municipal foi baleado duas vezes por um PM após se recusar a levantar a mão.
Por volta das 20h, o prefeito de São Vicente, Kayo Amado (Podemos) fez uma publicação no Instagram para justificar a decisão e pedir a “compreensão de todos”. “Carnaval é uma manifestação cultural que combina com alegria e lazer”, escreveu.
“Diante dos últimos ocorridos, após diálogo e entendimento com a Liga Carnavalesca de Blocos e Bandas Vicentina, consideramos que o adiamento das bandas e blocos que iriam se apresentar nos dias 9, 10, 12, 13 e 17 de fevereiro é a decisão mais acertada”, diz o comunicado.
“Nos próximos dias, teremos condições mais favoráveis para receber os foliões e suas famílias num ambiente onde vai prevalecer a alegria”.