A pesquisa AtlasIntel/CNN inflou números e criou confusão na cabeça dos eleitores. No espaço de uma semana Roberto Cidade subiu de 11 para 15 pontos, Marcelo Ramos de 6 para 13 e o Capitão Alberto Neto foi catapultado de 11 para 17%, enquanto Amom Mandel e David Almeida perderam eleitores, mas ainda dividem o primeiro lugar, empatados tecnicamente com 21,1% e 20,7%.
A pesquisa tem tudo para ser contestada. Os entrevistados “foram recrutados durante a navegação de rotina pela internet, geolocalizados a partir de qualquer dispositivo – smartphones, tablets ou PCS”.
Só faltou a empresa dizer que utilizou a inteligência artificial para uma amostragem tecnicamente discutível, francamente falha, mas publicada por uma rede de tv conceituada, o que coloca um verniz de veracidade num trabalho nada técnico e eticamente condenável.
Chegou a hora do Tribunal Superior Eleitoral colocar ordem nesse tipo de atividade, que tem seu valor quando realizado de forma profissional, ouvindo de fato os eleitores e não “recrutando durante navegação de rotina na internet”. Afinal, é na internet que reside o que mais o Tribunal condena – as bolhas, os grupos de interesse e os que propagam ideias e informações falsas.