Pancadas, rajadas e trovoadas: chuvas intensas atingem o Norte e o Sul do país nesta quarta-feira; veja a previsão | 18 Horas

AMAZONAS

Esta quarta-feira, 08/11, será marcada por um padrão climático incomum, que vai impactar a América do Sul e trazer pancadas para o Brasil. A combinação de uma grande massa de ar quente brasileira e uma frente de ar polar no sul da Argentina vai gerar uma série de centros de tempestades. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de “Perigo Potencial” de chuvas intensas para o Norte e de tempestades para o Sul do país.

No Sudeste, a previsão é de um dia nublado, mas sem chuvas, com temperaturas mais baixas e umidade de até 90%. Em São Paulo, os termômetros ficam entre 15°C e 32°C. Em solo carioca, a mínima pode chegar a 17°C, com máxima de até 32°C.

No início da semana, a região Sul foi afetada por centros de baixa pressão. Na quarta, o cenário se mantém, com previsão de chuvas intensas, principalmente, na parte sul do Rio Grande do Sul. Segundo o Inmet, na madrugada, são esperadas chuvas de até 50 mm/dia e rajadas de ventos e uma possível queda de granizo na área. Apesar disso, o risco de corte de energia elétrica e de alagamentos é baixo.

O Norte também terá pancadas intensas de chuvas na manhã desta quarta-feira. De acordo com a meteorologista do Inmet Andrea Ramos, os ventos intensos podem chegar até 60 km/h.

— As chuvas da região tem característica de pancada, com rajadas de vento e trovoadas. Então, há bastante tensão no Norte. O oeste do Pará também segue com este padrão, assim como as chuvas no litoral da Bahia, detalha.

No Nordeste, a área de instabilidade não provoca mais chuvas. Para grande parte da região, a previsão é de clima bom, com poucas nuvens e ventos fracos. As temperaturas ficam entre 22°C e 34°C.

O Centro-Oeste terá uma quarta-feira quente, com máxima de 36°C em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A semana começou com um alerta do Inmet de “Perigo Potencial” de baixa umidade para a região, que variou entre 30% e 20%. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no mês de outubro, a precipitação acumulada no Mato Grosso foi de apenas 18,6 milímetros, o que é bem abaixo da Normal Climatológica: 150,6 mm.

https://18horas.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *