Paralisação no Ibama provoca queda de 92,6% na emissão de multas na Amazônia nos primeiros 15 dias do ano, informa associação

AMAZONAS



O Ibama emitiu 11 autos de infração nos estados da Amazônia Legal nos primeiros 15 dias deste mês, contra 148 registrados no mesmo período do ano passado, segundo levantamento da Ascema Nacional, associação que representa os servidores federais do meio ambiente. As informações são do blog da jornalista Miriam Leitão, no site do jornal O Globo.

De acordo com a coluna, a redução de 92,6% não é fruto de queda nas infrações cometidas na região. Muito pelo contrário, na última semana, inclusive, foi fartamente divulgado o aumento do garimpo ilegal na Terra Yanomami e realizada uma reunião, convocada pelo presidente Lula, para debater a crise local.

No entanto, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, já havia visado que as operações de fiscalização seriam interrompidas esta semana em consequência da paralisação das atividades de campo dos servidores do instituto que estão em campanha por melhores salários e condição de trabalho.

Na avaliação de Wallace Lopes, diretor adjunto da Ascema Nacional, os números demonstram a urgência de se chegar a uma negociação entre trabalhadores e governo. Ele destaca, no entanto, que os servidores não pararam de trabalhar:

– É importante lembrar que todos os servidores continuam trabalhando em atividades internas tão importantes quanto as ações de campo. Infelizmente a priorização de ações externas ao longo dos últimos anos, diante de um número ínfimo de servidores nos órgãos ambientais, acabou resultando em um passivo enorme de trabalho burocrático, o qual também é prioritário e precisa ser observado pela instituição e por nós servidores públicos.

A paralisação interrompe um ciclo de trabalho que reduziu em 85%, em 2023, o desmatamento por garimpo ilegal, comparado ao ano anterior. As negociações entre o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério da Gestão e Inovação continuam e está marcada para 1º de fevereiro uma reunião para apresentação de uma propostas aos servidores ambientais.

https://18horas.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *