A procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, na paróquia do mesmo nome, em Manaus (AM), inicia às 17h deste dia 12/10, data consagrada à Padroeira do Brasil, e percorrerá ruas do bairro Aparecida e Centro: sairá da igreja, localizada na rua Alexandre Amorim, seguindo pelas ruas Dez de Julho e Ferreira Pena, depois avenida Leonardo Malcher, ruas Luís Antony, Ramos Ferreira, Wilkens de Matos, Alexandre Amorim, parando na Coronel Salgado, rua onde ficará o palco para celebração da Missa Campal.
A programação nesta quinta-feira prevê, ainda, às 12h, a celebração eucarística dos 80 anos da Paróquia Aparecida, em Manaus; às14h o Terço Mariano, às 15h o Ofício de Nossa Senhora Aparecida e, às 18h, a Celebração Eucarística de Encerramento.
A Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi instituída canonicamente no dia 7 de setembro de 1943, data em que também era comemorado o dia de Nossa Senhora Aparecida. A implantação ocorreu com a chegada dos Missionários Redentoristas, que vieram dos Estados Unidos para Manaus com o objetivo de contribuírem com o processo de evangelização na Amazônia.
Desde 12 de outubro de 2007, a Paróquia foi elevada à condição de Santuário por determinação do então arcebispo emérito de da capital, Dom Luiz Soares Vieira, devido à representatividade do local e das graças alcançadas pelos devotos da padroeira.
Administrada pela vice-província da Congregação do Santíssimo Redentor (C.Ss.R.), atualmente, a paróquia conta com cerca de 120 agentes pastorais entre adolescentes, adultos e idosos que colaboram em diversos serviços implantados na igreja por meio de 20 pastorais e movimentos. Entre eles estão as pastorais da Liturgia, Familiar e da Comunicação, Catequese, Grupos de Fé Católica e de Jovens e o movimento Mães que Oram pelos Filhos.
A estrutura física do prédio da igreja, construída pela comunidade e padres, conta com áreas interna e externa que, juntas, totalizam 87 metros de comprimento. Com 44 metros de comprimento, a área interna do Santuário possui 10,75 metros de altura, 16 colunas de sustentação da estrutura com 9,45 metros de altura cada uma e capacidade para acomodar até 700 pessoas sentadas (7 pessoas por banco), nos cem bancos de madeira com genuflexórios almofadados, os quais estão organizados em três fileiras.
Nas laterais internas ficam localizados os cinco confessionários registrados com os nomes de Santos Redentoristas. Na parte superior à porta de saída, encontra-se a cabine de música, onde também são guardados os instrumentos musicais utilizados nas missas, novenas e celebrações especiais.
Na área externa, as duas torres da igreja possuem, cada uma, aproximadamente 27 metros de altura. O espaço conta ainda com um pequeno palco para apresentações e exposições e o Centro Paroquial Santo Afonso, o qual possui dois auditórios e salas.