Após enfrentarem dias de incerteza e caos no Aeroporto Internacional de Dubai, dezenas de brasileiros retornaram ao Brasil sem as bagagens. O pesadelo começou na semana passada, quando fortes chuvas inundaram a região, resultando no cancelamento de voos e deixando diversas pessoas presas em um limbo logístico.
Cerca de 70 pessoas têm compartilhado mensagens diariamente em um grupo no WhatsApp, sem qualquer vislumbre de retorno de suas bagagens. As tentativas de contato com a Emirates, responsável pelos voos afetados, têm sido em vão.
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Imagem cedida ao Metrópoles
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Brasileiros chegam ao Brasil sem malas após caos em aeroporto de Dubai
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Conforme viajantes ouvidos pela reportagem, a companhia alega falta de precisão sobre o paradeiro das malas e promete enviá-las gradualmente ao Brasil. Por receio de represálias, as vítimas optaram por se manterem no anonimato.
Desesperados com a situação, alguns passageiros recorreram à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em busca de uma solução.
Passageiros ficaram dias no aeroporto
De acordo com aqueles que vivenciaram o caos em Dubai, muitas pessoas foram obrigadas a passar dias no aeroporto, sem acesso a informações claras ou assistência adequada da companhia aérea.
Tentando conter a situação, a Emirates disponibilizou apenas alguns vouchers para hospedagem, deixando muitos viajantes sem alternativas, a não ser aguardar no aeroporto ou alugar quartos de hotéis por conta própria.
Há, inclusive, diversos relatos de que a comunicação com os funcionários da empresa era escassa, complicando ainda mais a situação.
Em alguns casos, a Emirates tentou realocar os brasileiros em voos com datas de partida muito distantes, forçando-os a insistir por opções mais viáveis. Mas, só depois de muito esforço, eles foram colocados em voos que, em um primeiro momento, a companhia aérea informou que não existiam.
O Metrópoles entrou em contato com a Emirates, mas não obteve retorno até o fechamento desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestações.
Reclamações nas redes sociais
As redes sociais da Emirates receberam uma enxurrada de comentários pedindo esclarecimentos sobre o paradeiro das bagagens.
Pessoas de diversas nacionalidades cobram um posicionamento da empresa, deixando a entender que o problema é generalizado, e não restrito a passageiros brasileiros.
Em publicação no Instagram comemorando o Dia Mundial dos Pilotos, os viajantes afetados deixaram suas indignações.
“Hoje, a Emirates está comemorando o Dia do Piloto e, certamente, tem excelentes pilotos, mas estamos comemorando 10 dias sem nossas bagagens e sem ideia se um dia aparecerão. Depois de 12 dias da tempestade em Dubai, a Emirates Airlines precisa rever o seu plano de emergência, porque parece que não existe. Até agora, tem voos chegando no Brasil sem bagagem de passageiro! Não acha que poderia ser uma boa ideia concentrarmo-nos em ajudar centenas de passageiros que ainda estão à espera de informações e dos seus pertences??????”, questiona umapassageira.
“Qual deles está trazendo minha bagagem?”, pergunta outro, ironizando a publicação.