Personalidades do Amazonas que deram adeus em 2023

FAMOSOS


Manaus/AM – O Amazonas perdeu grandes personalidades em 2023, em diferentes áreas da sociedade, seja políticos, juristas, defensores da Amazônia e incentivadores da cultura popular.


Amazonino Mendes, ex-governador do estado, foi uma das figuras íconicas do estado que deu adeus neste ano. Ele morreu aos 90 anos, no dia 12 de fevereiro, por infecção pulmonar. Amazonino foi governador do Amazonas por quatro mandatos, prefeito de Manaus por três mandatos e senador.


Marinildes Costeira de Mendonça Lima, primeira mulher a presidir o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), morreu aos 83 anos no dia 2 de dezembro. Ela também foi corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas e chegou a ser vice-presidência e a presidência da Corte Eleitoral.


Joaquim Lucena, presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) no Amazonas, morreu no dia 24 de setembro vítima de câncer no intestino. Natural de Itacoatiara, ele foi vereador de Manaus por dois mandatos e secretário municipal de Assistência Social e de Abastecimento, Mercados e Feiras.


Agnaldo Gomes da Costa, o médico ginecologista e obstetra morreu no dia 30 de julho. Servidor da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), ele foi um dos idealizadores da maternidade Ana Braga e do Instituto da Mulher Dona Lindu.


Alfredo Paes, morreu aos 71 anos, no dia 12 de janeiro, em decorrência de um câncer. Ela chegou a ser secretário de Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM).


Ênio Candott, físico e diretor-geral do Museu da Amazônia (Musa), morreu no dia 6 de dezembro. O italiano chegou ao Brasil em 1951 e de dedicou a ciência.


O criador da Banca do Largo, no Centro, Joaquim Melo, morreu aos 64 anos, no dia 1º de janeiro após sofrer um ataque cardíaco.


Marcos da Silva Azevedo, mais conhecido como Marquinho Azevedo, o ex-tripa do Boi Caprichoso, morreu no dia 28 de dezembro, vítima de um infarto fulminante, em Parintins. Ele foi o item por 27 anos.


Essas são apenas algumas das figuras que morreram no Amazonas em 2023. Suas mortes marcaram o ano e deixaram um legado importante para o estado.



https://www.portaldoholanda.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *