Lideranças petistas apostam que a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, está mais perto do que se imagina de ser convidada a virar uma das ministras do governo Lula.
A expectativa é que o convite para Gleisi assumir uma das cadeiras na Esplanada dos Ministérios venha logo no início de 2025, quando se encerra seu mandato no comando do Partido dos Trabalhadores.
Segundo petistas, no final do ano, Lula deverá promover algumas mudanças no governo. Além disso, as eleições municipais já estariam resolvidas, o que facilitaria os debates pela sucessão na presidência do PT.
A nomeação de Gleisi no início do próximo ano também resolveria o imbróglio político no Paraná, onde a deputada disputa com Zeca Dirceu (PT-PR) a indicação para concorrer a uma possível eleição suplementar no Senado.
Como mostrou a coluna, lideranças do PT preveem que, caso o senador Sergio Moro (União-PR) seja cassado, a Justiça Eleitoral só marcará um pleito para substituí-lo em 2025.
Sonho antigo
A entrada de Gleisi no governo é um desejo do presidente da República desde o governo de transição, em dezembro de 2022. Na ocasião, ficou acertado que Gleisi continuaria no PT e que Márcio Macêdo viraria ministro.
O nome da deputada voltou a ser cotada para um ministério com a indicação de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal. Ela poderia substituir Dino na Justiça, ou até mesmo ser nomeada ao Ministério do Planejamento,