A atriz Camila Pitanga, 46, revelou aos seus seguidores nesta terça-feira (26/3) que foi internada em 9/3 com uma pneumonia assintomática. A atriz diz já estar totalmente recuperada, mas decidiu fazer uma postagem sobre o quadro para alertar seus seguidores sobre os riscos de não identificar a doença a tempo.
A pneumonia assintomática também é chamada de pneumonia silenciosa, uma vez que não apresenta os sintomas clássicos da doença, especialmente febre e tosse com secreção. A inflamação nos pulmões nestes casos é sutil, por vezes sem nenhum sinal de alerta, o que pode atrasar o diagnóstico e fazer com que a inflamação se fortaleça.
Pneumonia assintomática pode ter sintomas leves
Em alguns casos, a pneumonia silenciosa pode levar a sintomas semelhantes aos de um resfriado, como a tosse seca e a dificuldade para respirar. A doença pode ser confundida com quadros de fadiga e de estresse, já que causa um mal-estar inespecífico.
O quadro geralmente aparece em pessoas com um sistema imunológico saudável, que consegue manter a infecção controlada. Porém, sem tratamento, especialmente se for um quadro bacteriano, o caso pode se agravar.
Para evitar a evolução, os médicos aconselham a realização de exames de imagem em todos os pacientes com sintomas gripais. O tratamento indicado depende da origem do agente causador da infecção e da gravidade do caso. A pneumonia pode ter origens virais, bacterianas e até fúngicas.
Outono exige cuidados
O cuidado deve ser redobrado agora: o início do outono, período do ano em que estamos, contribui para o aparecimento da pneumonia.
“As mudanças bruscas de temperatura, saindo de um calor intenso de verão para uma frente fria, aumentam o risco de infecções virais. O mesmo pode acontecer com o uso de ar condicionado, que pode ter acúmulo de bactérias e outros agentes de risco”, explica a pneumologista Maria Vera Cruz, do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) de São Paulo.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!