São Paulo — A Polícia Civil fechou nesta quinta-feira (29/2) uma empresa especializada em aplicar golpes, por meio de cobranças indevidas. Durante a ação, foram detidos 23 funcionários que participavam do esquema, em um conjunto comercial na Rua Sete de Abril, na região central de São Paulo.
Segundo o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), o bando contava com uma base de dados, documentos e manuais que orientavam sobre os procedimentos para aplicar os golpes nas vítimas.
As investigações apontaram que a empresa usava, como fachada, a captação de informações comerciais. Porém, por meio de um aplicativo de mensagens, transformava os dados obtidos em cobranças indevidas contra a população em geral. Os golpistas chegavam a ameaçar as vítimas com a possibilidade de protesto das dívidas.
A ação foi desencadeada por policiais da 5ª Delegacia Patrimônio (Investigações sobre Roubo a Bancos). Ao chegar ao local, os investigadores encontraram os funcionários em atividade. Eles foram autuados por associação criminosa e estelionato qualificado por causa da fraude eletrônica.