Quem deseja começar uma rotina de skincare pode se desanimar com os preços dos cosméticos. Por isso, muitas vezes, as receitas caseiras que aparecem pela internet acabam sendo a opção mais viável. Mas será que esta é também uma alternativa segura e eficaz?
Muitas dessas receitas envolvem ingredientes naturais como mel, aveia, iogurte e óleos essenciais – que, de fato, são benéficos para a saúde. Contudo, quando usados para o skincare, podem acarretar em riscos à pele, alerta a dermatologista Sylvia Ramuth, diretora técnica da rede Emagrecentro.
Riscos de receitas caseiras para skincare
Dentre os principais riscos, está a irritação da pele, principalmente para indivíduos com peles sensíveis; contaminação bacteriana, já que esses produtos podem estar contaminados por microrganismos e não contam com a regulamentação de dermocosméticos; e também há o risco de reações alérgicas.
Além disso, apesar de não ser um efeito colateral/adverso, muitas dessas receitas caseiras apresentam falta de eficácia. “Isso porque muitos desses ingredientes caseiros que aparecem na internet não apresentam evidências científicas para apoiar suas alegações de benefícios para a pele, e o pior alguns podem além de ser ineficazes, serem prejudiciais”, adverte a especialista.
Leia a notícia completa no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!