Novo levantamento sobre os hábitos de compra dos brasileiros em supermercados realizado pela Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo, em parceria com o Opinion Box, empresa referência em tecnologia para pesquisa de mercado e experiência do cliente, mostra que o preço, mencionado por 66% dos entrevistados, é o fator que mais influencia a decisão de compra do consumidor, seja no varejo físico ou online. O fator preço é seguido de perto por qualidade do produto (60,1%) e promoções e descontos (59,8%).
A pesquisa “Tendências de Bens de Consumo para 2024” também destaca que, em relação ao comportamento de compra do brasileiro em diferentes estratos sociais, 75% dos respondentes das classes A e B priorizam a qualidade, enquanto 57% das classes C, D e E demonstram atenção a esse aspecto.
Outro hábito frequente do consumidor brasileiro é pesquisar preços, seja em diferentes supermercados ou entre marcas variadas: 77% dos entrevistados afirmaram que sempre procuram varejistas que estão em promoção e mais de 50% disseram que sempre comparam o preço entre marcas que consideram adquirir.
Ao buscarem as melhores ofertas, os respondentes do levantamento mencionam as marcas próprias dos supermercados como uma opção para encontrar produtos mais acessíveis – quase 90% afirmam incluir esses itens em seus carrinhos de compras.
Ao todo, 80% dos entrevistados acompanham as promoções de produtos específicos que querem comprar e 64% comparam preços de mercados grandes com mercados de bairro. Observar o preço é um comportamento relatado por 91% das pessoas, com um destaque de gênero: 81% das mulheres afirmam que sempre olham os valores; já entre os homens, o índice é de 69%.
Qualidade do produto X preço
Segundo, Roberta Atherino, head de Produto da Horus, uma marca Neogrid, o estudo mostra que enquanto a qualidade do produto é prioritária para os estratos sociais mais elevados, o preço ganha ainda mais relevo dentre as classes C, D e E, o que revela a necessidade cada vez maior de estratégias personalizadas para atender diferentes perfis.
“Os dados da pesquisa, que servem como uma bússola para entendermos o que pensa e como age o consumidor, reforçam a importância do preço nas decisões de compra dos brasileiros”, afirma Roberta. “Evidentemente o custo continua a ser um elemento crucial, especialmente em um momento econômico desafiador como o que vivemos atualmente.”