São Paulo – A Prefeitura de São Paulo deve demolir, em um prazo de 20 dias, o casarão histórico que desabou parcialmente no último dia 13/1 no centro da capital. Um laudo elaborado a pedido da Subprefeitura da Sé autorizou que o imóvel seja destombado. Com isso, ele fica liberado para a demolição.
O Departamento do Patrimônio Histórico e o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico entenderam que os danos estruturais sofridos pelo edifício, tomado em 2002, eram irreversíveis.
“A manifestação, tanto do Departamento do Patrimônio Histórico quanto do CONPRESP, é pelo dano irreversível, estando o imóvel liberado para demolição. A Subprefeitura Sé também já iniciou o processo para a demolição do casarão”, afirma a gestão municipal, em nota.
Segundo vizinhos, o palacete construído em 1913 está abandonado, sem manutenção, há anos. O imóvel encontra-se desabitado.
Na época do tombamento, a resolução destacou a importância histórica e urbanística da Bela Vista na estruturação da cidade de São Paulo e o grande número de edificações de “inegável valor histórico, arquitetônico, ambiental e afetivo”.
Nos últimos anos, o imóvel ganhou o apelido de “casarão das muletas”, por passar os últimos anos sustentado por estacas de madeira.