Professor de Harvard revela segredos para rejuvenescer 10 anos

Sem categoria

A longevidade, em suma, está associada a um conjunto de hábitos saudáveis que envolvem dietas saudáveis, prática de exercícios físicos, qualidade de sono e uma rotina sem muito estresse e com algumas atividades satisfatórias. O famoso cientista David Sinclair, que se tornou popular com descobertas para viver mais e com saúde, revelou os seus segredos para rejuvenescer 10 anos.

Sinclair, de 54 anos, é professor do Departamento de Genética e codiretor do Centro Paul F. Glenn de Biologia da Pesquisa do Envelhecimento da Harvard Medical School. Para manter a juventude, o professor mantém uma rotina saudável e equilibrada.

Ele é adepto ao chá matcha, consome polifenóis pela manhã e, ocasionalmente, come chocolate amargo 80%. Apesar dos hábitos do professor serem exemplares, ele confessou, em uma entrevista à GQ, que não pratica exercícios diariamente e também dorme seis horas por noite – o recomendado costuma ser entre sete e nove horas de sono por noite e no mínimo 150 minutos de exercícios de intensidade moderada, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mesmo com essa flexibilidade na rotina, ele afirma que o regime o ajudou a permanecer biologicamente 10 anos mais jovem do que a idade atual.

“Acho que muitos de nós pensamos que quando você tem 20 e poucos anos, você é imune ao envelhecimento e às doenças. O que sabemos, agora, é que o relógio epigenético começa a contar desde o nascimento e que o que fazemos aos 20 anos afeta nossa longevidade final”, disse Sinclair à GQ.

David Sinclair
David Sinclair revela segredos para rejuvenescer 10 anos

A epigenética é um campo recente de pesquisa que mostra como os estímulos ambientais são capazes de transformar o organismo e ativar e silenciar determinados genes. Segundo especialistas, alterações epigenéticas, inflamações crônicas e estilos de vida estão diretamente ligados ao processo de envelhecimento.

Para Sinclair, a idade biológica importa muito mais do que a contagem dos anos, por isso, ele pesquisa formas de envelhecer com saúde e permanecer jovem.

Confira alguns segredos do professor, que mudou a rotina aos trinta anos, para viver mais e com qualidade de vida.

Segredos para rejuvenescer

Tomar resveratrol

Polifenol e antioxidante natural encontrado em frutas vermelhas, amendoins e vinho tinto, o resveratrol é indispensável para a dieta de Sinclair. O professor consome o composto em forma de suplemento pela manhã, com iogurte. Além disso, David Sinclair toma matcha, também rico em polifenóis.

De acordo com o site Fortune, os polifenóis fortalecem o microbioma intestinal, diminuem o risco de danos aos tecidos, melhoram o humor e aumentam a força do coração. Antes de adicionar o nutriente em forma de suplemento na dieta, procure um especialista e veja as dosagens adequadas ou opções de alimentos para incluir na rotina alimentar e ingerir o composto.

Pular o café da manhã

Outro segredo de Sinclair para rejuvenescer é o jejum intermitente, que dura entre 16 e 18 horas. O cientista sempre pula o café da manhã, mas afirma que começar a passar tanto tempo sem consumir nada pode fazer mal aos jovens. “Isso é basicamente almoçar muito tarde ou jantar farto”, ressaltou ele à GQ.

Segundo Jason Fung, nefrologista e um dos maiores especialistas em jejum intermitente, a prática ajuda a desintoxicar o organismo, melhorar a disposição e a capacidade cognitiva, promover a perda de peso e também reverter a diabetes tipo 2.

Evitar açúcar

Com uma dieta baseada em vegetais, David Sinclair retirou o açúcar e a carne da alimentação para evitar o mal-estar e prevenir contra doenças como diabetes, obesidade e problemas cardíacos. “Eu raramente como qualquer coisa além de alimentos vegetais e de nozes, incluindo leite”, afirmou à mesma publicação.

“Estou sem laticínios e sem álcool. Muito raramente como ou bebo alguma dessas coisas, mas de vez em quando, para uma celebração ou outra, fico feliz em fazer isso, mas é nisso que me concentro.”

David Sinclair

O professor afirma que tinha dificuldade de se lembrar de coisas simples e a dieta também o ajudou a recuperar a memória, que ele pensava ter piorado com a velhice, mas descobriu que era um resultado do estilo de vida antigo.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram



https:metropoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *