Uma pesquisa divulgada pelo instituto Paraná Pesquisas nesta quinta-feira (22/2) mostra que 69,8% dos eleitores de Portugal pretendem votar nas Eleições Legislativas que ocorrerão em 10 de março deste ano.
A pesquisa entrevistou, por telefone, eleitores com mais de 18 anos entre os dias 8 e 17 de fevereiro. Ao todo, foram realizadas 1.203 entrevistas. Há uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,4 pontos percentuais.
Entre os eleitores portugueses que afirmaram ter intenção de comparecer à votação, cerca de 21,4% afirmam, de forma espontânea, que irão escolher candidatos da Aliança Democrática PSD-CDS-PPM. O Partido Socialista português figurou com 21,1%, enquanto o partido Chega aparece com 16,9% das intenções.
No que se refere à expectativa de vitória, o Partido Socialista aparece na liderança, com 41,4%. Outros 39,9% dos eleitores consideram que a vitória deve ir para a Aliança Democrática PSD-CDS-PPM. Cerca de 15,1% não sabem ou não responderam.
A pesquisa ainda consultou a rejeição dos eleitores que afirmaram ter intenção de votar. O partido político Chega lidera o ranking, com 53%. A Coligação Democrática Unitária figura na 2ª posição, com 22,4%, enquanto o Partido Socialista tem 17,7% de rejeição. Cada entrevistado pôde citar mais de um partido ou coligação.
Veja os principais resultados:
pesquisa portugal
pesquisa portugal 2
pesquisa portugal 3
pesquisa portugal 4
0