Roraima é o estado com maior número de alertas de queimadas até o momento. Brasil registra grande alta dos focos de
De 1º de janeiro a 28 de março de 2024, o Brasil contabiliza 14.240 alertas de queimadas, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Os focos de queimadas são capturados por satélites e indicam que pontos geográficos captados por sensores têm temperatura acima de 47°C e área mínima de 900 m², segundo o Inpe. Esses dados são diferentes de focos de incêndio, que indicam a propagação das chamas.
Ane Alencar, diretora de Ciência do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), explica que os dados de queimadas do Inpe são importantes para tomada de decisão dos governantes, apesar de não registrarem o tamanho da área atingida.
“Isso tem um valor fundamental para ajudar na ação, ajudar a saber se está ocorrendo fogo e para onde está indo. São fatores fundamentais para auxiliar no combate”, destaca Ane.
A diretora de Ciência complementa que as queimadas, normalmente, são geradas de forma intencional pela ação humana, como, por exemplo, na hora de realizar o manejo do pasto ou queimar biomassa da área desmatada.
As informações são do site Metrópoles.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no Twitter.