O fazendeiro José Inocêncio tem conquistado o público como o protagonista de Renascer. Vivido por Marcos Palmeira no remake de Bruno Luperi, o personagem que divide opiniões é inspirado em uma pessoa real, o agricultor suíço radicado no Brasil Ernst Götsch, de 75 anos.
O homem, que nasceu em um vilarejo próximo a Zurique, foi radicado nos anos 1980, de acordo com a BBC News, e é o criador da agricultura sintrópica, uma forma de produção em que se planta alimentos, mas também trabalha a regeneração florestal. Para a execução, ele mantém uma fazenda no Sul da Bahia, na cidade de Piraí do Norte.
Além de recuperar áreas florestais, ele também trabalha para que nascentes sejam recuperadas e as plantações liberem mais água para a atmosfera. Inclusive, ele ensina outros agricultores a seguirem essa prática.
Na propriedade de 510 hectares, ele usava menos de 1% do terreno para plantio de cacau em 2021. Os frutos produzidos por ele elevam a qualidade da produção baiana e são exportados para Portugal.
Além do cacau, ele também conta com frutas e legumes variados, usados na alimentação da família, e árvores, das quais tira madeira para as construções da propriedade.
Em outubro do ano passado, Marcos Palmeira compartilhou um vídeo ao lado de Juan Paiva, que vive João Pedro, no qual estavam na fazenda de Ernst Götsch, a quem chamou de “papa da agricultura sintrópica”.
“É um privilégio a produção poder ter como inspiração o cultivo do cacau agroflorestal. Estamos vivenciando esse exemplo de recuperação ambiental e reflorestamento, e a harmonia da produção de alimentos, com frutas nativas e cacau de Mata Atlântica, num projeto que ajuda a preservar esse bioma tão rico que é a Mata Atlântica”, escreveu o ator na legenda da publicação.