A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), informa que os condutores que transitam pela avenida Rodrigo Otávio, próximo à Feira do bairro Japiim, devem ficar atentos à mudança de tráfego no local. A partir da próxima quarta-feira, 13/3, o semáforo situado no retorno da Rodrigo Otávio, na esquina com a rua Domingos de Ilara (antiga rua 35), será retirado, deixando o retorno livre.
Para implementação da mudança, o trecho da rua 35, entre a avenida Rodrigo Otávio e Travessa 18, passará a funcionar em sentido único de circulação da Travessa 18 em direção à avenida Rodrigo Otávio.
Com a mudança, o semáforo existente no local funcionará apenas quando acionado pelos pedestres, deixando o fluxo da avenida Rodrigo Otávio com maior velocidade e menor fila de veículos.
O diretor de engenharia do IMMU, Uarodi Guedes, explicou os benefícios da mudança naquela área. “Com a mudança do semáforo, pretendemos diminuir o tempo de espera lá na Rodrigo Otávio e a fila que se forma entre a rua 35 e a lagoa do Japiim. O semáforo vai funcionar praticamente livre, ele só vai parar seis ou sete segundos se o pedestre acionar. Se não acionar, não tiver pedestre para atravessar, o semáforo fica aberto o tempo todo para a Rodrigo Otávio”, destacou.
Na terça-feira, 12, a equipe de Educação do IMMU fará uma ação para conscientizar motoristas e pedestres quanto às mudanças que irão ocorrer no local na quarta-feira. No dia das alterações, agentes de trânsito estarão no local orientando condutores e informando os trajetos a serem realizados.
Zona oeste
Na tarde desta segunda-feira, 11/3, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou o fechamento da rua das Juremas, que dá acesso à rotatória das Letras, localizada na zona Oeste da cidade. A medida foi necessária devido ao congestionamento na avenida Paxiúbas, principal via de acesso à rotatória.
Os motoristas vinham utilizando o estacionamento de uma drogaria localizada na rua das Juremas, uma via sem saída, para acessar a rotatória, causando assim transtornos no tráfego na área. Com o fechamento, o IMMU direcionou o fluxo de veículos para a Avenida Paxiúbas, facilitando o acesso à drogaria e à rotatória das Letras, melhorando a fluidez e a segurança no trânsito.
Para assegurar a eficácia da medida e orientar os motoristas, agentes de trânsito do IMMU estarão presentes no local para monitoramento.