Criminosos da Gardênia Azul, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, proibiram a entrada de carros e motos de aplicativo na comunidade. A mensagem “Proibido Uber 99” está estampada em uma das principais vias do bairro.
A proibição repercutiu nas redes sociais, e usuários reclamam das medidas adotadas. “Pura covardia com o morador, aí o mototáxi tem que cobrar 10 reais por km pra levar pq tem pagar taxa pra esses merdas (sic)”, escreveu um internauta na rede social X, antigo Twitter.
A Polícia Militar do Rio de Janeiro informou, por meio de nota, que, até o momento, não há registro de casos de proibição de carros de aplicativo de entrarem na comunidade. A corporação destacou que há uma Companhia Destacada, que conta com reforço de policiamento realizado por agentes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) na Gardênia Azul.
O Metrópoles apurou que carros de aplicativo ainda frequentam a comunidade, mesmo com a proibição destacada em vias públicas.
Atualmente, a Gardênia Azul é comandada pelo Comando Vermelho (CV), mas ainda há pequenos conflitos por poder contra membros da milícia, que dominou a região por anos.
Durante o comando da milícia, para transporte dentro da comunidade, tanto de moradores como de mercadorias, era exigido o pagamento de uma taxa aos criminosos.
O Metrópoles entrou em contato com a Uber e a 99 sobre o assunto, mas não obteve retorno.