São Paulo – A avenida São João, no centro de São Paulo, vai abrir apenas para pedestres e ciclistas neste domingo (21/1). A via passará por um evento teste do programa Ruas Abertas das 9h às 16h.
Durante a atividade, que tem caráter experimental, um trecho de 1,5 km da via, entre o Elevado Presidente João Goulart (Minhocão) e o Largo do Paissandu, será aberto exclusivamente para pedestres e ciclistas e temporariamente interditado para a circulação de automóveis.
A intenção é que a São João passe a integrar o Programa Ruas Abertas, assim como a avenida Paulista e quatro ruas da Liberdade.
Segundo a gestão Ricardo Nunes (MDB), no primeiro dia de testes haverá uma série de atividades gratuitas no local. A proposta de abrir a São João para o público aos domingos está em debate desde o começo deste ano, por meio de uma consulta pública, que pode ser acessada até o dia 8 de fevereiro.
A SPTrans vai desviar o itinerário de 31 linhas de ônibus das 6h30 às 16h, entre a rua Helvétia e o Vale do Anhangabaú, na região central. Todas as mudanças podem ser acessadas no site da prefeitura.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) também montou uma operação com interdições e vai monitorar o trânsito na região da Avenida São João das 9h às 16h.