São Paulo – Conhecida como a “Cadeia dos Famosos” por abrigar detentos envolvidos em casos de repercussão, a Penitenciária Doutor José Augusto César Salgado, em Tremembé, no interior paulista, vai passar por mudanças no seu “elenco” de presos nesta semana.
O empresário Fernando Sastre de Andrade Filho, de 24 anos, que é acusado dirigir sob efeito de bebida alcoólica e bater seu Porsche em alta velocidade na traseira de outro veículo, matando um motorista de aplicativo, deve ficar em Tremembé, por ordem do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A transferência dele para a “Cadeia dos Famosos” é um pedido da defesa, por alegada questão de segurança. A prisão do empresário foi decretada na última sexta-feira (3/5) pela Justiça paulista, mas ele só se entregou nessa segunda-feira (6/5) à Polícia Civil.
Em contrapartida, Alexandre Nardoni, que é condenado por matar a própria filha em 2008, deixou o complexo penitenciário pela porta da frente nessa segunda-feira. Ele teve a progressão de regime concedida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e deve cumprir o restante da pena de 30 anos fora da cadeia.
O complexo, localizado no interior de São Paulo, conta atualmente com outros presos “celebridades”. A lista inclui o ex-jogador de futebol Robinho, além dos condenados por homicídio Cristian Cravinhos, Gil Rugai e Lindemberg Alves.
Dono de Porsche
O pedido para o dono do Porsche ficar em Tremembé foi acolhido pela 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em sessão ordinária realizada na tarde de terça-feira (7/5). Ele é réu por causar a morte do motorista de aplicativo Ornaldo da Silva Viana, 52, em 31 de março, na zona leste da capital paulista.
“Determino à origem que se assegure que a segregação cautelar do paciente [Fernando Filho] ocorra de maneira a observar a garantia da sua integridade física e que seja realizada nas dependências da Penitenciária Doutor José Augusto César Salgado [Tremembé], como postulado pela defesa”, registrou a ministra Daniela Teixeira, relatora do caso.
Na ocasião, a magistrada também defendeu negar o habeas corpus para que o réu respondesse em liberdade ao processo por homicídio qualificado e lesão corporal gravíssima. O voto da relatora foi acompanhado pelos ministros Messod Azulay Neto e Joel Ilan Paciornik.
Ainda sem a notificação da decisão, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) conduziu Fernando Filho para Centro de Detenção Provisória (CDP) 2 de Guarulhos, na Grande São Paulo, onde ele deu entrada às 19h05. A transferência para Tremembé vai ser realizada assim que a pasta for comunicada oficialmente da decisão.
Alexandre Nardoni
Já Alexandre Nardoni, de 45 anos, que estava preso desde 2008 pela morte da filha Isabella, 5, foi solto na tarde de segunda-feira (6/5). A Justiça concedeu a progressão dele para o regime aberto.
Nardoni deixou a cadeia de carro, por volta das 18h10. Em liberdade, ele deve passar a morar na casa do pai, na zona norte da cidade de São Paulo, com a família. Também pretende trabalhar na empresa de construção civil do pai.
Em nota, o advogado Roberto Podval, responsável pela sua defesa, declarou que “a decisão é irretocável” e que “se não pensarmos na ideia de reabilitação, a pena terá um efeito perverso”.
A decisão do juiz José Loureiro Sobrinho, de São José dos Campos, contraria manifestação do Ministério Público (MPSP), que recorreu para tentar devolver Nardoni para a cadeia.
O complexo já abrigou outros presos famosos que deixaram a prisão, como Roger Abdelmassih, Daniel Cravinhos, Mizael Bispo e o ex-goleiro Edinho, filho de Pelé. Já a unidade feminina ficou responsável por Elize Matsunaga, Suzane von Richthofen e Anna Carolina Jatobá, mulher de Nardoni – todas em liberdade atualmente.