Extraído do soro do leite, o whey protein é uma fonte completa de aminoácidos essenciais que auxilia no crescimento muscular. O suplemento pode ser introduzido na dieta de diversas maneiras, mas a quantidade a ser consumida diariamente é individual.
O whey funciona como uma complementação de proteínas, ou seja, a dose ideal depende de quanto do macronutriente está sendo consumido de forma natural ao longo do dia e quanto falta para atingir a meta ideal.
“Normalmente, coloco 1,5 g a 2 g de proteína por kg de peso do paciente, pois podemos trabalhar com um planejamento hiperproteico. Mas, se a pessoa ingere mais calorias do que gasta, normalmente trabalhamos com mais carboidratos do que proteína”, explica a nutricionista Bárbara Coelho, da Clínica Danielle Albernaz, em Brasília.
A nutricionista esportiva Isis Janaína indica que o consumo de whey protein deve ser de, no máximo, duas doses (scoops) por dia, desde que tomados em horários diferentes. “O ideal é que seja usado como um complemento nutricional, para que o indivíduo não perca o prazer de comer comida de verdade”, afirma.
O consumo do whey protein na dosagem recomendada contribui com o aporte nutricional, controle de peso, ganho de massa magra e fortalecimento do sistema imunológico.
Porém, em excesso, a proteína é eliminada pela urina — seja a ingerida naturalmente ou via suplemento. A longo prazo, o consumo muito além dos 2 g do macronutriente por kg de peso corporal pode prejudicar o funcionamento do fígado e rins e desencadear algumas doenças, principalmente cálculos renais.
Bárbara alerta que nem todas as pessoas podem ingerir esse tipo de suplementação, especialmente intolerantes à lactose ou os alérgicos ao leite.
Conheça três tipos de whey protein
- Concentrado, com cerca de 70 a 80% de proteína com a adição de quantidades significativas de gordura, carboidratos e lactose;
- Isolado, com mais de 90% de proteína e menor teor de lactose;
- Hidrolisado, que facilita a absorção pelo organismo e reduz a qualidade de lactose do whey, beneficiando pessoas com sensibilidade intestinal ou à lactose.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!