Um dos suplementos mais populares para quem está tentando ganhar massa muscular, a creatina é formada pelos aminoácidos glicina, etionina e erginina. Apesar de estar presente em vários alimentos e poder ser absorvida em uma dieta equilibrada, a suplementação da substância é interessante para garantir que as células musculares tenham energia.
A creatina é capaz de aumentar a força para a realização de exercícios garantindo que eles tenham energia para funcionar. Ela também facilita a recuperação pós-treino, ajudando a manter os músculos ativos por mais tempo — assim, a construção de músculos acontece de maneira eficiente.
“A ‘falha’ no meio de um exercício físico indica que o estoque de ATP daquele músculo está acabando. Quando os estoques estão adequados, a falha demora mais para acontecer”, explica a nutricionista Luiza Franco, da clínica Consciência Nutricional, de Brasília.
A substância também traz outros benefícios para a saúde, como auxílio no desenvolvimento cognitivo e prevenção da sarcopenia, a perda muscular que acontece naturalmente com o passar dos anos.
Pode tomar creatina todo dia?
A creatina não funciona de forma imediata — os melhores efeitos só são percebidos a partir de três semanas de consumo diário, quando o estoque no organismo é construído. A substância deve ser ingerida até nos dias que o usuário não faz atividade física.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!