A entrega da declaração do Imposto de Renda (IRPF) 2024 (ano-base 2023) começa no próximo dia 15 de março. E, apesar de muitos contribuintes terem medo de cair na malha fina, a prestação de contas ao Fisco pode se tornar mais simples para quem escolher utilizar a declaração pré-preenchida.
O modelo de declaração economiza tempo dos contribuintes, pois já vem com diversos campos preenchidos. As pessoas só precisam completar as informações, revisar os dados e corrigir eventuais erros.
Para ter acesso à declaração pré-preenchida, no entanto, é preciso ter uma conta Gov.br com nível prata ou ouro. De acordo com a Receita Federal, em 2023, 68,6% dos declarantes tinham contas nesses níveis. Para este ano, esse percentual chegou a 75,2%.
Como fazer o cadastro no gov.br
Acesse a loja de aplicativos do seu dispositivo;
Faça o download e abra o aplicativo;
A partir desse momento, o processo é igual ao do portal: digite seu CPF e clique em “Continuar”, para criar ou alterar sua conta.
Como aumentar o nível da conta gov.br
Após se cadastrar no Gov.br, o usuário terá uma conta nível bronze — que não dá acesso à declaração pré-preenchida. Para aqueles que utilizam o app, o aumento de nível de conta é oferecido automaticamente.
Para aumentar o nível da conta para prata, é necessário fazer biometria facial com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ser servidor público federal ou fazer o login pelo banco. Neste último caso, a instituição financeira deve ser uma das credenciadas: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob, Santander, Itaú, Agibank, Sicredi, Mercantil do Brasil e PicPay/Original.
Já para ter acesso ao nível ouro, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou a partir de um Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil.
As informações são do Extra.