Na nossa cultura alimentar, é comum condenarmos o consumo de carboidratos, uma vez que esse grupo é associado ao ganho de peso. Mas o que poucos sabem é que esses alimentos podem representar, na verdade, uma grande valia quando o assunto é emagrecimento. Ao menos para aqueles que sabem escolher bem os carboidratos que mantêm na dieta.
Enquanto os itens industrializados, regados a açúcares e aditivos químicos, não são nada interessantes, os carboidratos integrais — a exemplo de leguminosas, verduras e frutas — representam o melhor acesso para o emagrecimento saudável.
Isso porque os carboidratos que vêm da natureza possuem alta quantidade de nutrientes fundamentais para o funcionamento intestinal, para a saciedade, além de controlar o açúcar sanguíneo. O cuscuz, por sua vez, possui uma quantidade relevante de fibras, que promove todos esses benefícios.
bem-estar
emagrecer
Mulher emagrecer
abacate para emagrecer
suco-receita-emagrecer-fim-de-ano-saude
pilulas emagrecimento-min
emagrecimento
perda de peso emagrecimento dieta
0
Para que a iguaria nordestina atue a favor do emagrecimento, o seu único dever é selecionar bem os ingredientes que irão compor o preparo. Por não se tratar de um alimento calórico, combinar o cuscuz com proteínas magras, gorduras saudáveis — em baixas quantidades —, além de outras fontes de fibras, pode incrementar ainda mais o valor nutricional e ainda oferecer mais uma forcinha à saciedade.
Por outro lado, exceder em ingredientes calóricos como bacon, manteiga, catupiry e linguiça já irá prejudicar a qualidade da preparação, elevando significativamente a densidade calórica.
Por isso, para você que faz questão de desfrutar do quitute diariamente, priorize ingredientes como filé de frango desfiado, ovos, patinho moído, atum e queijos magros.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica