Muitas pessoas recorrem aos shakes saudáveis com o intuito de emagrecer. O que nem todo mundo sabe, porém, é que a bebida pode ter um efeito rebote, ou seja, fazer com que ganhe peso.
Conforme a nutricionista Angela Clucas disse ao Business Insider, misturar e beber a comida (em forma de shakes) torna mais difícil manter o déficit calórico necessário para a perda de peso. “É realmente fácil misturar e beber muito mais do que você comeria”, falou.
Vale lembrar que o déficit calórico acontece quando o indivíduo ingere menos calorias do que queima, um método muito utilizado por quem busca emagrecer.
Embora os shakes sejam aliados aos que procuram ganhar músculos ou até mesmo emagrecer, as pessoas muitas vezes não têm consciência de quão densos em calorias eles são. Para Angela, no entanto, caso ingerir a bebida seja a única maneira de incluir frutas e vegetais na dieta de alguém, é melhor do que não consumir nenhum, é claro.
Afinal, qual é a melhor forma de fazer um shake saudável ideal?
A especialista compartilhou um truque valioso: colocar todos os ingredientes que seriam usados na bebida em um prato e se perguntar se comeria tudo de uma só vez antes de bater. “Se for meio pote grande de iogurte, uma banana, uma maçã, meio abacaxi e uma colher grande de manteiga de amendoim e você pensar: ‘Oh, Deus, não, eu ficaria satisfeito comendo isso’, então não beba”, indicou.
Já nutricionista Crystal Scott afirmou anteriormente ao ao EatingWell que, dependendo do que está no shake, as calorias podem aumentar rapidamente — e muitas delas podem vir de açúcares adicionados.
A profissional alegou que um shake pode deixar a pessoa com fome logo após tomá-lo se não contiver proteínas, fibras e gordura saudável suficientes — levando-a comer demais.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.