O fim da apuração das eleições presidenciais na Argentina neste domingo (19/11) é incerto, mas os jornais locais divulgam o horário de 21 horas. O segundo turno entre o governista Sergio Massa e o ultraliberal Javier Milei é um momento histórico no país. O resultado terá repercussão para toda a América Latina.
Mais cedo, em coletiva de imprensa, o secretário-geral da presidência, Julio Vitobello, não deu um horário certo sobre quando os resultados vão ser divulgados.
“Os números serão públicos quando estiverem consolidados e sejam representativos”, afirmou. Vitobello fez uma fala de defesa da transparência do sistema de votação argentino, que vem sendo atacado por Milei. O prazo de votação acabou às 18 horas.
A votação na Argentina acontece por meio de cédulas que são depositadas em uma urna. O eleitor apresenta o documento de identidade em cada seção eleitoral.
Sergio Massa é do partido Unión por la Patria, grupo político de tendência peronista e progressista. Ele é o atual ministro da Economia da Argentina.
Já Milei é do Libertad Avanza, que se diz “anarcocapitalista” e “libertário”. Tem um pensamento ultraliberal.