A Seara anunciou nesta quinta-feira (25/4) o lançamento da primeira salsicha hot dog defumada do Brasil. Segundo a empresa, o produto atende a uma necessidade detectada entre consumidores – alimentos práticos e versáteis, mas com sabor diferenciado — e chegará aos mercados nas próximas semanas.
Na avaliação da companhia, esse é um produto que passou um longo período sem oferecer novidades ao consumidor. Dados da consultoria Kantar indicam que, em 2022, ano do levantamento mais recente, a salsicha esteve presente em 84% dos lares do país ao menos uma vez. Além disso, no mesmo ano, esse mercado cresceu 9% em volume, alcançando cerca de 500 mil toneladas por ano.
Gabriela Pontin, diretora executiva de negócios da Seara, observa que a opção por um produto defumado foi consequência de pesquisas da companhia. “Para ampliar a nossa participação no segmento, investimos na criação de um produto prático, como as pessoas adoram, que traz um incremento de sabor”, diz.
A unidade que produzirá a nova linha de salsicha defumada foi inaugurada pela JBS no fim do ano passado, em Rolândia, no Paraná. Com investimento de R$ 1 bilhão, ela é automatizada e está entre as mais modernas da empresa. O complexo abriga duas fábricas e conta com o segundo maior forno de cozimento e defumação de salsichas do mundo.
Segundo a Seara, a empresa está presente em nove de cada dez lares do país. Em 2022, 89% dos consumidores que adquiriram produtos da marca voltaram a comprá-los no ano passado. Informações recentes da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), referentes a 2023, mostram que o segmento de alimentos e bebidas foi responsável por 10,8% do PIB brasileiro no ano passado.