São Paulo – Prevista na agenda do presidente francês Emmanuel Macron em São Paulo, a caminhada na Avenida Paulista, na noite desta quarta-feira (27/3), foi cancelada pela equipe do chefe de Estado por questões de segurança.
O passeio foi sugerido pelo Itamaraty, segundo assessores próximos de Macron, e recebido com surpresa pela equipe do presidente francês, que manifestou preocupação com a segurança dele em uma eventual caminhada em via aberta e desprotegida na capital paulista.
De acordo com a programação oficial enviada para a imprensa, Macron iria passear pela Avenida Paulista, um dos cartões postais da cidade de São Paulo, após um jantar com artistas brasileiros e personalidades da área cultural.
O presidente francês desembarcou na capital paulista na tarde desta quarta após agendas junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Belém e em Itaguaí, no Rio de Janeiro.
Em São Paulo, ele participa do Fórum Econômico Brasil-França, na Fiesp, junto do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), ministro do Desenvolvimento, e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).
Mais cedo, ele e Lula firmaram uma parceria de 1 bilhão de euros (cerca de R$ 5,3 bilhões) para estimular investimentos em projetos de bioeconomia na Amazônia brasileira e na Guiana Francesa nos próximos quatro anos.