Apesar de parecer algo inofensivo, sentir um gosto ruim na boca pode indicar uma série de condições de saúde. Quando acontece de forma persistente e sem motivo aparente, o sintoma pode indicar problemas relacionados ao estômago e/ou aos dentes.
“O gosto ruim frequente na boca é causado por diversas razões, dentre as principais estão problemas dentários — que podem ser tanto infecções como cáries, doença periodontal e até mesmo restaurações antigas que estão com infiltrações”, destaca o dentista Fábio Azevedo, da S.I.N. Implant System.
O quadro pode ser causado ainda pelo uso de medicamentos que alteram o paladar. Outros fatores, como alterações hormonais, infecções sistêmicas, alimentação inadequada, desidratação e doenças como a diabetes e o câncer também podem estar relacionados ao sintoma.
Como aliviar gosto ruim na boca
A higiene bucal adequada desempenha um papel fundamental na prevenção do incômodo. “A remoção de bactérias por meio da escovação dos dentes e da língua, além do uso do fio dental, são medidas essenciais para controlar o gosto ruim“, sinaliza Azevedo.
Além da higiene oral, manter-se hidratado, alimentar-se bem, evitar o tabagismo e o alcoolismo são formas de evitar o gosto ruim na boca. Ademais, é imprescindível fazer visitas regulares ao dentista, pois elas previnem diversas doenças e são uma oportunidade para esclarecer possíveis dúvidas do paciente.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!