A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) está emitindo um alerta sobre golpes de extorsão que têm atingido a categoria. Segundo a federação, as tentativas de golpe geralmente ocorrem por meio de comunicações via SMS ou WhatsApp, com mensagens contendo solicitações de valores ou informações falsas sobre procedimentos judiciais.
A entidade esclarece que não entra em contato com seus sindicalizados para solicitar depósitos, cobranças ou quaisquer procedimentos judiciais por meio dessas ferramentas de comunicação.
O golpe mais recente identificado pela Fenapef envolve a utilização do nome e registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de um advogado integrante de um escritório parceiro da entidade, Felipe Sarmento Cordeiro. Os criminosos se passam por ele para solicitar o pagamento de determinado alvará, utilizando intermediários como “guia de recolhimento”, por meio de TED, transferência ou PIX.
Além disso, os golpistas estão distorcendo informações de processos para lesar clientes e familiares.
Caso algum dos sindicalizados, pensionistas ou herdeiros tenha sido lesado, a Fenapef orienta a fazer um boletim de ocorrência para formalizar o acontecimento e encaminhá-lo ao sindicato filiado.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.