SP: Lula nega agir contra Tabata e diz que pode apoiá-la no 2º turno

Sem categoria

São Paulo — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta terça-feira (30/1), que não tentou interferir na pré-campanha de Tabata Amaral (PSB) para a Prefeitura de São Paulo e afirmou que pode até apoiá-la em uma eventual ida ao segundo turno nas eleições caso não seja contra Guilherme Boulos (PSol), candidato aliado ao presidente.

As falas foram em resposta a uma reportagem da Folha de S. Paulo que afirmou que Lula teria oferecido um cargo à deputada federal para demovê-la da ideia de disputar as eleições. Boulos, candidato de Lula, lidera as pesquisas de opinião contra o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), que conta com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Jamais iria tentar corrompê-la com cargo para não ser candidata a prefeita. Ela sabe o que pode fazer, tem noção do que é São Paulo. Se ela quer ser candidata a prefeita e ela vai ser, porque tem um partido político que vai decidir, não é o presidente Lula que vai impedir”, disse Lula, durante entrevista para a rádio CBN de Recife (PE).

“Se a Tabata for candidata e o Boulos for candidato, quem for melhor e for ao segundo turno, eu estarei apoiando. Se os dois forem ao segundo turno, aí sim, terei divergência, mas o que precisamos é derrotar o bolsonarismo no estado de São Paulo”, disse Lula.

O presidente afirmou, ainda, que “todo mundo sabe” que ele trabalha por Boulos e que ele trabalhou para viabilizar o retorno de Marta Suplicy ao PT para disputar as eleições ao lado do deputado do PSol, ressaltando que “é maravilhosa a disputa política democrática”.

A reportagem citada pelo presidente, agora negada por ele, apontava que Tabata seria convidada a assumir o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação caso retirasse sua candidatura.

Lançamento da pré-candidatura

A deputada federal lançou sua pré-campanha na última quinta-feira (25/1), feriado municipal de aniversário da cidade, na laje da casa de sua mãe, na Vila Missionária, bairro da região da Pedreira, no extremo sul da cidade, próximo da represa Billings. O vice-presidente Geraldo Alckmin, seu correligionário, participou do evento por videoconferência.

O ministro do Empreendedorismo, Márcio França, ex-governador do Estado, e o apresentador de TV José Luiz Datena, ambos também membros do PSB, participaram presencialmente. No evento, Tabata disse que convidou Datena para ser seu vice — o apresentador desconversou, dizendo que o tema precisava ser debatido por todo o partido e que seu desejo é disputar o Senado em 2026.



https:metropoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *