O São Paulo Fashion Week (SPFW) está de volta. Entre os dias 9 e 14 de abril, a 57ª edição promete celebrar a moda nacional mais uma vez em um evento repleto de novidades e criatividade. Com 27 desfiles programados, incluindo o retorno de nomes já consagrados, como Aluf, Amapô Jeans, André Lima, Gloria Coelho e Lilly Sarti, esta temporada, que tem como tema a palavra Sintonia, recebe também as estreias das marcas Catarina Mina e Reptilia.
Vem saber mais detalhes!
SPFW N57
A abertura do SPFW N57 será por conta da etiqueta Aluf, na noite do dia 9 de abril. Em complemento ao desfile, haverá uma participação especial da Orquestra Sinfônica Heliópolis, a primeira do gênero musical fundada em uma favela. O contexto do grupo deve resultar em um espetáculo ainda mais emocionante.
Os locais escolhidos para sediar a nova temporada do São Paulo Fashion Week são os shoppings Iguatemi São Paulo e JK Iguatemi, além de pontos icônicos da cidade de São Paulo. Todos eles serão os cenários que darão vida às criações dos estilistas, com muita originalidade e inovação.
Para encerrar com chave de ouro, João Pimenta apresentará o próprio desfile na cobertura do histórico Edifício Martinelli, localizado no centro de São Paulo. O contexto é significativo, já que faz parte das celebrações pelo centenário do prédio, que teve papel importante na história do SPFW. Por lá, ocorreu a abertura da 30ª edição, que foi um marco na trajetória do evento.
“Sempre enxergamos as pessoas, a moda e o Brasil no lugar da potência, e o SPFW como esse lugar de experiências e encontros sintonizados com os temas de seu tempo, e que ajudam a desenhar novos modelos de mundo no século 21”, ressaltou Paulo Borges, fundador e diretor criativo da semana de moda, em comunicado.
Reptilia
A Reptilia, fundada pela arquiteta e designer Heloisa Strobel Jorge, é uma marca curitibana que vem conquistando espaço no cenário fashion brasileiro com peças minimalistas e autorais. Desde que recebeu o convite para integrar a Casa de Criadores em 2019, um dos eventos mais importantes e tradicionais da moda nacional, a etiqueta tem recebido destaque e reconhecimento crescentes. Agora, estreia no lineup do São Paulo Fashion Week.
Cada criação da Reptilia carrega consigo uma história de pesquisa, busca e reflexão sobre os contrastes e desafios do mundo contemporâneo. A label tem como objetivo questionar e refletir sobre o tempo presente, além de convidar os clientes a fazerem parte desse processo de exploração e descoberta.
Com um ateliê próprio em Curitiba, no Paraná, onde todas as peças são criadas, desenvolvidas e confeccionadas, a Reptilia continua a se destacar como uma marca inovadora e comprometida com a qualidade, a sustentabilidade e a expressão criativa. A etiqueta têm loja em São Paulo e Londrina.
Uma personalidade relevante que já usou peças da marca é a primeira-dama Janja da Silva, que preza pelo viés da responsabilidade ambietal. À Glamour, Heloisa falou sobre a experiência de vestir a socióloga:
“Foi maravilhoso conversar com ela e ver seu interesse em saber como a peça foi feita, os processos, a história. Como a Janja sempre trabalhou em projetos ligados à sustentabilidade, ela ficou interessada nessa nossa pesquisa de reuso de retalhos, desperdício zero, nos jeans tingidos com casca de árvore”.
Catarina Mina
A marca Catarina Mina está prestes a completar 20 anos. Sob a liderança de Celina Hissa, o legado da etiqueta é marcado por um compromisso inabalável com o artesanato tradicional do Ceará.
Ao pensar no trabalho feito à mão como negócio, o coletivo incorpora o design como uma ferramenta essencial para criar peças que unem beleza e funcionalidade. É uma empresa que não teme fugir dos padrões, e acolhe o processo criativo com entusiasmo e dedicação.
Atemporal e única, a label oferece além de peças de roupas deslumbrantes, bolsas e acessórios que compõem um repertório rico em histórias por trás de cada item. O céu é o limite quando o assunto é criatividade na Catarina Mina. Umas das peças mais comentadas na web é uma bolsa em formato de concha.
Ao abraçar o artesanato como essência própria, a grife não apenas valoriza as mais diversas técnicas, mas também reconhece o papel fundamental das artesãs na realização desses produtos. Cada bolsa vem com um cartão contendo um QR Code que direciona o consumidor para a página da artesã que a fez, por exemplo. Essa estratégia de rastreamento reforça o vínculo entre o produto final e quem o produziu.
Etiquetas que retornarão ao SPFW
Na próxima edição do São Paulo Fashion Week, a programação incluirá o retorno de marcas icônicas que contribuem para a diversidade e a inovação da moda brasileira. Dentre os talentos que apresentarão os desfiles, está o estilista com mais de 35 anos de carreira no mundo da moda André Lima, que costuma lançar coleções a partir de histórias — normalmente em relação às raízes brasileiras
A Aluf, fundada em 2018, engloba peças que valorizam a expressão pessoal e a sustentabilidade. Elas são inspiradas no trabalho da psiquiatra reconhecida mundialmente Nise da Silveira. Já a Amapô Jeans se destaca pela qualidade e modelagem versátil. A marca busca também processos sustentáveis para as próprias produções.
Gloria Coelho, com mais de 50 anos de história, também está no lineup. Em complemento à lista de nomes renomados, a marca Lilly Sarti retorna ao evento. A etiqueta foi criada pelas irmãs Lilly e Renata Sarti, que são referência em acabamento minuciosos e itens despojados com elegância.
Veja a programação de desfiles completa abaixo:
Dia 9 de abril
20h – Aluf
Dia 10 de abril
12h – Lilly Sarti
17h – Lino Villaventura
19h – Cria Costura
21h – Reptilia
Dia 11 de abril
10h30 – Patricia Vieira
12h30 – Fauve
14h – Renata Buzzo
15h30 – AZ Marias
17h – Marina Bitu
19h – Silvério
21h – LED
Dia 12 de abril
10h30 – Weider Silveiro
12h30 – Rafael Caetano
14h30 – Catarina Mina
17h – Thear
19h – Walério Araújo
21h – Martins
Dia 13 de abril
10h30 – Gefferson Vila Nova
12h30 – Igor Dadona
14h – Maurício Duarte
17h – Dendezeiro
19h – Forca Studio
21h – André Lima
Dia 14 de abril
11h – Glória Coelho
15h – Amapô Jeans
16h30 – João Pimenta