Manaus/AM – O Amazonas tem batido recorde de temperatura nos últimos dias e isso levanta sérias preocupações sobre os impactos na saúde das pessoas. No último dia 29 de julho, por exemplo, Manaus registrou o recorde de calor quando o termômetro marcou 36,5 graus. De acordo com o urologista Flávio Antunes, embora seja algo natural para a maioria das pessoas, muitos ainda não se atentam à importância do consumo de água, principalmente neste período do ano em que as temperaturas costumam elevar-se.
“É recomendado que uma pessoa consuma ao menos 2 litros de água por dia, no entanto, é importante dizer que cada indivíduo possui uma necessidade específica e deve avaliar o seu estado corporal. Em dias mais quentes, como o que estamos vivenciando nesse período, temos que aumentar o consumo. Um adulto perde, em média, 1,5 litro de água diariamente, por meio da urina, transpiração, respiração e evacuação”, destaca o médico.
Segundo os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o mês de julho teve os maiores registros de temperaturas elevadas. Além do dia 29 de julho ter registrado 36,5 graus, o dia 28.07 marcou 35,02 graus e dia 12.07 ficou com 34,9 graus. O município de Lábrea teve a temperatura mais alta do Estado. O termômetro marcou 38,1° no dia 30.07.
Benefícios da água
Beber água traz inúmeros benefícios com: manter a temperatura corporal estável, lubrificação de mucosas, ajuda na eliminação de toxinas, além de assegurar o funcionamento dos órgãos e transporte de nutrientes. Alguns grupos possuem a necessidade de beber uma quantidade maior de água, como é o caso das gestantes, uma vez que a fonte de nutrientes para o bebê é o leite produzido pela mãe.
Veja Também
Infarto, hipertensão e até covid podem causar insuficiência cardíaca
Ibuprofeno: Entenda os riscos do medicamento para grávidas e bebês
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado
pelo IVC e ComScore.