A Uber do Brasil vai pagar R$ 100 mil à família de Fernanda Rodrigues Pinheiro, passageira morta em um acidente de trânsito em Manaus em abril deste ano, em Manaus. O valor foi fixado em um acordo firmado na Justiça neste mês para encerrar uma ação judicial na qual a família da jovem pedia indenização no mesmo valor e uma pensão de um salário mínimo.
O pagamento do valor foi proposto pela própria Uber e o acordo foi homologado no dia 4 deste mês pela juíza Maria Eunice Torres do Nascimento, da 9ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho.
A família de Fernanda disse que está satisfeita com o acordo.
A Uber informou que lamenta o acidente e que se solidariza com a família de Fernanda.
O acidente
O acidente foi causado pelo tenente do Exército Yan Danrlei Ferreira Rozendo, de 28 anos, que avançou o sinal vermelho e atingiu o veículo em que Fernanda estava. O acidente ocorreu no dia 14 de abril, por volta de 21h30, no cruzamento das Avenidas Getúlio Vargas e Ramos Ferreira, no Centro Manaus.
Segundo a polícia, Yan dirigia uma BMW na Avenida Getúlio Vargas, no sentido bairro/centro. Fernanda, que tinha acabado de chegar em Manaus, ia para a casa de uma prima no bairro Aparecida, zona sul de Manaus, em um veículo Ford Ka solicitado via aplicativo Uber. O carro era conduzido por Edney Franklin Silva do Amaral, de 33 anos.
Ainda conforme as investigações, o tenente avançou o sinal vermelho no cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e Ramos Ferreira e atingiu a lateral traseira direita do carro Ford Ka. Fernanda e Edney foram arremessados para fora do veículo.
Fernanda morreu na hora. Edney foi levado para o Hospital e Pronto Socorro João Lúcio, na zona leste de Manaus. Ele chegou com um quadro grave de saúde e foi intubado. O motorista ficou em coma por seis dias.
O tenente foi indiciado por homicídio e lesão corporal culposos (quando não há intenção).
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado
pelo IVC e ComScore.