Manaus/AM – A vacinação contra a dengue para as pessoas de 4 a 59 anos foi encerrada, nesta sexta-feira (19), após as doses se esgotarem em todas as unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) que ofertaram o serviço.
A ampliação da faixa etária da estratégia ocorreu em caráter temporário, com a aplicação de doses com validade até 30 de abril, atendendo orientação do Ministério da Saúde, com o objetivo de evitar a perda de estoques da vacina.
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destacou a forte adesão do público à vacinação. Ao todo, foram disponibilizadas 3.700 doses, para a imunização de crianças a partir de 4 anos, adolescentes e adultos até 59 anos, 11 meses e 29 dias, conforme orientação do Ministério da Saúde, por meio de nota técnica. “O público entendeu que é importante se vacinar contra a dengue, e com isso tivemos uma grande procura nas unidades”, apontou.
Procedimento
A vacinação contra a dengue segue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com a oferta do imunizante em mais de 70 unidades da Semsa Manaus, distribuídas por toda a cidade. A lista completa de estabelecimentos, com endereços e horários, pode ser consultada no link https://bit.ly/salasvacinaqdenga.
Para receber o imunizante, as crianças e adolescentes devem estar acompanhados de um dos pais ou de um responsável, em posse de documento oficial de identificação, Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou CPF, e cartão de vacina.
A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, informa que o esquema vacinal contra a dengue prevê duas doses, com intervalo de 90 dias entre cada aplicação. Após o procedimento, a criança ou adolescente deve permanecer na unidade de 15 a 30 minutos para observação.
“Caso a pessoa tenha infecção por dengue após a primeira dose, deve aguardar 30 dias do início dos sintomas para completar o esquema vacinal”, recomenda a gerente.
A vacina contra a dengue, complementa Isabel, deve ser administrada de forma isolada, com intervalo de 30 dias para a aplicação de outras vacinas atenuadas (Febre Amarela, Varicela e Tríplice Viral) e de 24 horas para as demais do calendário nacional.