Vai abusar? Conheça 5 truques para desinchar após a ceia de Natal

Sem categoria

Resistir as delícias de fim de ano é muito difícil e, não é nem recomendado. As ceias de Natal e Ano-Novo são repletas de comidas que nos despertam memória afetivas, ou seja, são pratos que trazem conforto emocional.

O problema é o dia seguinte, quando as pessoas que exageraram na comida e na bebida amanhecem enjoadas, com má digestão e gases. A nutricionista Rayanne Marques, da Clínica Aesthesis, explica que a sensação ruim, acompanhada de inchaço na região da barriga, costuma ser resultado do excesso de carboidratos ingeridos,

“Os excessos consumidos durante a ceia ficam acumulados no fígado e nos músculos, sendo transformados em glicogênio. Para cada grama de glicogênio produzida, o organismo estoca 4 mililitros de água, o que causa a retenção de líquidos e a aparência inchada”, detalha Rayanne.

Outro motivo para a barriga protuberante, são as bactérias da microbiota intestinal. A nutri explica que esses microrganismos gostam de açúcar e de carboidratos refinados. Ao ingerir alimentos que contenham esses ingredientes, as bactérias fermentam e causam gases, aumentando o inchaço da barriga.


0

O consumo excessivo de alimentos salgados, como as carnes embutidas, também provoca retenção de líquidos. Se o sal é consumido em exagero, o organismo precisará reter mais água para eliminá-lo.

A nutricionista esclarece que é normal se sentir inchado por um tempo depois da ceia, pois o organismo precisa metabolizar os excesso. Ela aponta cinco truques que vão ajudar a melhorar a situação no dia seguinte. Confira:

Cinco conselhos para desinchar após exageros alimentares:

Coma alimentos ricos em potássio, cálcio e magnésio
Banana, vegetais, lentilha e amêndoas são exemplos de alimentos com esses nutrientes. A água de coco também é uma boa opção, pois estimula o funcionamento dos rins, auxiliando na eliminação de toxinas por meio da urina.

Estimule o corpo com chás detox
A hidratação deve ser reforçada após uma noite de exageros alimentares. Para a nutricionista, é importante consumir pelo menos 35 mililitros de água para cada quilo de peso. A bebida ajuda na eliminação das toxinas. “Chás com ação diurética, como hortelã, gengibre e cavalinha, são opções excelentes”, recomenda a profissional.

Acrescente fibras nas refeições
Sementes de chia e gergelim salpicadas em saladas e sopas são uma das indicações da especialista. Ela sugere que o indivíduo aumente o consumo de fibras para facilitar a digestão da comida

Não fique parado. Se movimente!
Os exercícios físicos aceleram o metabolismo e melhoram a circulação, fazendo o corpo desinchar mais rápido.

Faça um jejum entre a ceia e o café da manhã
Espere 12 horas após a última refeição do dia anterior para tomar o café da manhã. Assim o corpo terá mais espaço para finalizar a digestão das comidas e bebidas da ceia.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



https:metropoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *