É de conhecimento geral que uma dieta rica em açúcares e processados pode deixar a pele opaca e seca. Em contrapartida, ingerir vegetais e alimentos ricos em antioxidantes, como frutas vermelhas, ajuda no antienvelhecimento, reduzindo rugas, manchas da pele e linhas de expressão.
Frutas vermelhas, como morango, mirtilo, cereja e framboesa, evitam os danos celulares causados pelos radicais livres — responsáveis pelo estresse oxidativo, conforme explicou especialistas ouvidos pelo site Saber Vivir. São eles que danificam a pele e os tecidos, além de estarem associado a diversas doenças crônicas.
Como o próprio nome sugere, estas frutas têm em comum a cor vermelha (em alguns casos, beira o roxo), responsável pelos seus efeitos antienvelhecimento. Isso se deve à presença de antocianinas, um tipo de flavonóide com poderosas propriedades antioxidantes.
morangos e mirtilos
Mirtilos
Cerejas secas
Framboesa
Morango
0
Este tipo de alimento também contém outras substâncias (caso do ácido elágico), que combatem o envelhecimento precoce, reduzindo a inflamação e melhorando a elasticidade e firmeza da pele. Por isso, as frutas vermelhas são uma ótima opção para incluir na alimentação diária.
Embora sejam consumidas como sobremesa, elas podem ser o ingrediente principal de saladas, molhos e tortas. Mas, se você prefere algo doce, confira esta receita de cheesecake de frutas vermelhas.