Circulam nas redes sociais o momento da queda de um avião de transporte militar russo, de modelo Ilyushin Il-76, que transportava prisioneiros ucranianos. A aeronave caiu em Belgorod, próximo à fronteira com a Ucrânia, nesta quarta-feira (24/1), e deixou todos os 74 passageiros mortos.
A queda ocorreu por volta das 11h (5h no horário de Brasília). De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, estavam a bordo 65 militares capturados das Forças Armadas ucranianas, além de seis tripulantes russos e outras três pessoas.
Veja o momento da queda do avião:
Segundo o deputado russo Andrey Kartapolov, a aeronave teria sido derrubada por três mísseis. Imagens divulgadas na internet mostram o avião caindo, e logo em seguida uma grande explosão.
Horas depois do incidente, a Ucrânia confirmou a autoria do ataque. Contudo, as autoridades ucranianas alegam que a aeronave militar carregava mísseis e não prisioneiros que seriam trocados por ambos países. A informação é da agência de notícias francesa AFP.
Rússia investiga a queda de avião
Em comunicado no Telegram, Vyacheslav Gladkov, governador de Belgorod, informou que uma equipe de investigadores e funcionários de emergência trabalham no local da queda do avião. O Kremlin também deve investigar o incidente.
Gladkov afirmou que cancelou os compromissos da agenda oficial e está indo inspecionar o local.