Chuvas intensas atingem o estado do Rio de Janeiro desde sábado (13/1). As tempestades deixaram a capital fluminense em alerta nível 4, e a prefeitura recomenda que a população não se desloque pela cidade e permaneça em local seguro.
Até o momento, 11 mortes foram confirmadas pelo Corpo de Bombeiros. O prefeito Eduardo Paes (PSD) decretou neste domingo (14/1) situação de emergência.
Veja quem são as vítimas já identificadas pelos bombeiros:
- Marli Zeferino Alves, 77 anos: vítima de afogamento em Acari, Zona Norte do Rio.
- Mulher ainda não identificada, com cerca de 50 anos: vítima de afogamento encontrada em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense.
- Geraldo, cerca de 59 anos: vítima de soterramento em Ricardo de Albuquerque, Zona Norte do Rio. Ainda não teve o sobrenome identificado.
- Antonio Caetano Cordeiro, 64 anos: vítima de descarga elétrica em São João de Meriti, Baixada Fluminense.
- Vanderlei Rodrigues Alves, 53 anos: vítima de afogamento no bairro Comendador Soares, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense.
- André Cardoso de Aguiar, de 52 anos: vítima de afogamento no bairro Andrade de Araújo, Belford Roxo, Baixada Fluminense.
- Sérgio Carlos Monteiro da Silva, 57 anos: vítima de afogamento em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.
- Marcos Aurélio Aguiar Cotias, 53 anos: vítima de descarga elétrica no bairro Campos Elyseos, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense.
- Marcus Aurelio Loponte Alampi, 53 anos: vítima de afogamento no bairro Vila São Luís, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense.
- Terezinha do Carmo Cassimiro, 55 anos: vítima de soterramento na Estrada de Botafogo, no bairro de Costa Barros, Zona Norte do Rio.
- Paulo César Oliveira Fernandes, 59 anos: vítima de descarga elétrica no bairro São Bento, em Duque de Caxias.
Buscas
As equipes seguem em busca de uma mulher desaparecida depois da queda de um veículo em Belford Roxo, na noite de sábado (13/1). Os bombeiros já realizaram mais de 200 salvamentos decorrentes das fortes chuvas.
A capital segue em estágio 4 de alerta, e a prefeitura recomenda que a população não se desloque pela cidade e permaneça em local seguro. A previsão é de que ainda podem ocorrer chuvas fracas isoladas em pontos da cidade durante a tarde e noite.
Previsões
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já tinha publicado, no sábado (13/1), alerta de “grande perigo” para tempestades que atingiriam a maior parte do estado do Rio de Janeiro e pequenas porções do sul do Espírito Santo e da Zona da Mata, em Minas Gerais.
O Sistema Alerta Rio, da Prefeitura do Rio de Janeiro, passou a madrugada com alertas de chuvas fortes em diversas regiões, sendo que as mais comprometidas pelo volume de água foram Jacarepaguá, Bangu, Madureira, Irajá Alto da Boa Vista, Urca e Jardim Botânico.
Além disso, as precipitações acenderam o alerta para a alta probabilidade de deslizamentos de terra na Baía de Guanabara, que engloba as áreas do Centro, zona norte, Ilha do Governador e subúrbios da Central e Leopoldina.