O papa Francisco recebeu, neste sábado (27/4), a ex-presidente e atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), mais conhecido como “Banco dos Brics”, Dilma Rousseff, no Vaticano, sede da Igreja Católica Romana.
Em vídeo publicado nas redes sociais (confira abaixo), o papa aparece cumprimentando a ex-presidente: “Bem-vinda. Que prazer revê-la”. A conversa dos dois intercalou o português e espanhol.
“Falamos sobre os grandes desafios da humanidade: o combate à desigualdade e à fome, a transição energética e as ações necessárias para enfrentar as mudanças climáticas”, escreveu Dilma em publicação no X (antigo Twitter).
Além disso, os dois trocaram presentes.
Conforme o Vaticano, a ex-presidente deu ao papa o livro Theodoro Sampaio. Nos sertões e na cidade, de Ademir Pereira dos Santos, enquanto o Francisco entregou a encíclica Laudato si, a exortação apostólica Laudate Deum e uma escultura em bronze.
O Vaticano informou que Dilma foi a primeira chefe de Estado a receber Francisco em viagem internacional após ele ser eleito papa, em 2013. À época, a então presidente do Brasil se reuniu em audiência privada com o pontífice.
No fim do encontro, o papa disse: “Reze por mim e eu rezo por você”. “Estou rezando”, respondeu Dilma.