A Polícia Federal (PF) concentrou as buscas aos desabrigados pelas enchentes e fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul em Eldorado do Sul.
Desde a noite desse domingo (5/5), equipes da PF do Paraná e um helicóptero da corporação passaram a atuar juntamente com policiais federais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, utilizando, além da aeronave, sete embarcações e camionetas 4×4.
A corporação estima resgatar ao menos mil pessoas na região. Nos primeiros dias de atuação, a PF atuou no apoio no resgate de desabrigados de Canoas, zona norte de Porto Alegre e das ilhas do Guaíba, e no transporte de mantimentos para municípios da área de Santa Cruz do Sul.
Foram resgatados também idosos e animais.
O número de mortos e desaparecidos após enchentes no Rio Grande do Sul subiu, na manhã desta segunda-feira (6/5), para 83 mortos, enquanto outras quatro mortes são investigadas. Há atualmente 111 desaparecidos e 276 feridos, segundo o mais recente boletim da Defesa Civil do estado.
Até o momento, 850 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas fortes em 345 municípios. São quase 122 mil desalojadas, e outras 19 mil estão em abrigos do governo.