Vive com o nariz entupido? Saiba qual pode ser a causa e o que fazer

Sem categoria

Para quem vive com o nariz entupido, a qualidade de vida está sempre comprometida. E pode ser feito o que for: lavagem nasal, uso de medicamentos e exercícios de respiração. Ainda assim, o desconforto costuma não passar por completo. Entenda o que pode levar a esse quadro.

Causas para o nariz entupido

De acordo com a médica otorrinolaringologista Renata Moura Barizon, essa obstrução pode acontecer por vários motivos. Entre os mais comuns estão as inflamações das mucosas nasais, causadas por vírus ou bactérias, e a irritação causada por produtos químicos ou processos alérgicos. Além disso, a anatomia das narinas também pode levar à sensação de bloqueio da passagem de ar.

“Muitas outras causas podem estar relacionadas à sensação de estar constantemente com o nariz entupido, como desvio de septo, malformações e tumores, ou formação de carne esponjosa”, enumera a otorrinolaringologista.

Segundo a médica, as alterações anatômicas mais comuns nas crianças são o aumento da adenoide e do corneto, isto é, estruturas de osso, tecido esponjoso e mucosa que ajudam a aquecer e umidificar o fluxo de ar que passa pelo nariz. Quando aumentam de tamanho, os cornetos levam à obstrução nasal.

Já nos adultos, as alterações anatômicas mais frequentes incluem desvio de septo e também o aumento dos cornetos e pólipos nasais. “Um quadro de gripe, resfriado ou sinusite, por exemplo, pode levar ao inchaço desses cornetos por conta de um problema inflamatório e o acúmulo de secreção”, diz a especialista. O resultado é um nariz entupido.

Renata lembra ainda que a rinite alérgica pode causar os mesmos sintomas, também levando à obstrução nasal. Contudo, vale reforçar que, se o nariz está sempre entupido, independente de alguma doença, a causa pode ser uma alteração anatômica do nariz.

Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



https:metropoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *