Vladimir Carvalho celebra 89 anos com sessão especial no Cine Brasília

Sem categoria

O diretor Vladimir Carvalho completou 89 anos de idade nesta quarta-feira (31/1) e foi homenageado com uma exibição no Cine Brasília. O filme O País de São Saruê, primeiro longa-metragem do cineasta, finalizou a temporada de exibição gratuita no local.

O evento contou com a presença de amigos e admiradores do diretor para a última sessão. Ele foi recebido com muitos aplausos no local e se dirigiu para a mesa com o bolo, antes da exibição, para cantar parabéns.

Em seguida, ao Metrópoles, Vladimir Carvalho celebrou o momento especial. “Estou projetando, nesse cinema, o filme O Pai de São Saruê que encerra a temporada hoje, celebrando meu aniversário. Esse filme foi feito na década de 1970 e está conquistando uma sobrevida com a nova versão em 4K. Estou muito feliz”, disse.

“Filme é como gente. Adoece e pode ir preso. O Pai de São Saruê ficou preso por 10 anos, mas felizmente escapou” (olho Vladimir Carvalho)


0

O longa-metragem aborda a região Nordeste e trata de questões como a seca e a reforma agrária. Mesmo tendo sido gravado há quase 60 anos, o diretor acredita que o filme permanece relevante. “Muitas pessoas acham que O Pai de São Saruê é uma produção atual, porque o Nordeste é uma região visada pelo governo, mas ainda não superou essas questões tratadas no filme.”

O diretor também falou sobre a situação do Cine Brasília, que está chegando ao fim da licitação e pode ser fechado por um período.

“Eu acho que o Cine Brasília é o templo do cinema brasiliense e do cinema brasileiro. Ele é a sede do festival de cinema mais importante e mais antigo do Brasil. Não tem que parar na mão de terceiros ou da iniciativa privada. O Estado tem que se responsabilizar e manter a qualidade desse cinema para o seu público com filmes de qualidade. Sou contra, em princípio, de que esse cinema feche por um período ou vá para a iniciativa privada.”

Presente para Vladimir Carvalho

Vladimir Carvalho recebeu um presente especial e inesperado para celebrar os 89 anos de idade. Ele anunciou que o acervo cinematográfico dele foi recebido pelo IPHAN nesta quarta-feira (31/1).

“Parece que houve uma conjugação muito positiva no dia de hoje. Estou completando 89 anos e o meu processo de estudo, busca e construção desse material da minha carreira, feito por 52 anos, foi aceito pelo IPHAN. Isso sinaliza o compromisso deles com o meu acervo, que conta a história do cinema de Brasília”, comemorou.



https:metropoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *