Uma confusão entre deputados no Parlamento da Geórgia interrompeu a votação do projeto de lei sobre Transparência da Influência Estrangeira nesta segunda-feira (15/4). Na ocasião, um líder da oposição agrediu um integrante da base governista.
Imagens divulgadas pela Casa (confira abaixo) mostram o momento em que o deputado Aleko Elisashvili, do Partido dos Cidadãos, se aproxima do púlpito e dá um soco na cabeça do deputado Mamuka Mdinardze, do Sonho Georgiano.
Após a confusão, a transmissão ao vivo foi interrompida.
Para o presidente da comissão, Anri Okhanashvili, o episódio foi “desprezível”. Ele também afirmou que todas provocações serão analisadas e respondidas de forma “rigorosa”. Ainda de acordo com o político, os parlamentares da oposição Ana Natsvlishvili e Tina Bokuchava são cúmplices da agressão durante a sessão desta segunda.
“Faço um apelo a todos os opositores: se posicionem sobre esse comportamento desprezível que esse homem demonstrou, defensores dos direitos humanos que estão aqui, deem uma avaliação sobre o que essa pessoa fez”, declarou Okhanashvili.
As eleições da Geórgia devem ocorrer em outubro deste ano.
O projeto de lei da Geórgia
Considerado polêmico, o projeto de lei sobre “agentes estrangeiros” prevê a transparência obrigatória do financiamento estrangeiro de políticos na Geórgia.
O PL chegou a causar a oposição de diversos países do Ocidente, bem como provocou uma onda de protestos no país no ano passado. Críticos rotulam o projeto de lei como “a lei russa”, em comparação a uma legislação semelhante usada pelo Kremlin.