A Prefeitura de Manaus informou que, de acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram), entre janeiro e abril de 2023 foram registrados 428, roubos no sistema de transporte público da cidade. O número, se acordo com o Sinetran, é 30,6% menor do que no mesmo período de 2022, quando foram registrados 617 casos.
De acordo com a Prefeitura, a instalação de câmeras de monitoramento nos ônibus de Manaus tem contribuído para a redução no número de assaltos. Atualmente, 66% da frota possui câmeras de monitoramento. E nos próximos meses, todos os veículos estarão com monitoramento, informou a Prefeitura.
Em coletiva de imprensa na última sexta-feira, 19/5, o prefeito de Manaus, David Almeida, destacou a redução. “Agradecemos o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal que atua dentro dos Terminais de Integração, mas o grande diferencial desta diminuição é o acordo que firmamos com as empresas para instalar câmeras”, disse. Segundo ele, “a medida não acaba com a ação de bandidos, mas inibe”.
O diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins, também analisou a redução de roubos nos coletivos. “Isto é natural que ocorra, porque todo bandido que entrar no ônibus para assaltar terá a imagem registrada”, ressaltou. Ele disse que as câmeras já têm o sistema de gravação e agora está sendo implementado o monitoramento em tempo real, que consegue identificar a pessoa.
Motoristas, cobradores e passageiros de ônibus das oito empresas do transporte público de Manaus foram alvos de 1.812 assaltos entre janeiro e novembro de 2022. As empresas alegam ter sofrido prejuízos de R$ 308 mil.
O valor considera apenas o roubo do dinheiro arrecadado pelos cobradores. Não inclui a perda de bens dos passageiros.
Os alvos preferidos dos bandidos são os ônibus das linhas 640 e 560, que saem do Terminal 4, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, com destino ao Centro de Manaus. Em novembro do ano passado, os roubos nessas duas linhas corresponderam a 25% das ocorrências. Os criminosos atuam principalmente à noite na Avenida Max Teixeira. A maioria usa arma de fogo.